Skip to content

mini bio | convidados

ADERALDO LUCIANO (Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 1964) Poeta, músico e autor do livro O Auto de Zé Limeira, também é coordenador editorial da Luzeiro, editora alternativa que publica apenas cordéis, lançando em média 10 títulos por mês e fazendo aquilo que, como a FLAP! atesta, não está nas estatísticas. Por lá, acabam de lançar O Pavão Misterioso – Cordel em Quadrinhos, nova publicação da clássica história que já vendeu mais de 20 milhões de exemplares.

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura, atua como professor universitário. Ministra palestras e oficinas sobre Literatura de Cordel em todo o Brasil. Em 2009, desenvolveu o projeto Poezia Tradiccional do Nordheste, apresentado nos centros culturais do município do Rio de Janeiro. http://adercego.blogsome.com/

***********************************************

ALEXANDRE BONAFIM (Brasil, Belo Horizonte, MG, 1976). Poeta, ensaísta e professor de literatura. Mais, aqui: http://arquipelagodosilencio.blogspot.com/

***********************************************

ALFREDO FRESSIA (Uruguai, Montevidéu, 1948) é poeta e cronista. Sua obra, traduzida a vária línguas, integra as melhores antologias de poesia do continente, Espanha e França. Recentemente recebeu o Premio Bartolomé Hidalgo do Uruguai. Em 2009 apareceu seu livro de crônicas Ciudad de papel e em 2010 a antologia bilíngue Canto desalojado (São Paulo, Lumme, tradução e seleção de Fábio Artistimunho Vargas). É editor da revista de poessía La Otra, México. Foi jurado internacional do Premio Pablo Neruda 2010 junto a Ernesto Cardenal e Arturo Corcuera. http://alfredofressia.blogspot.com/

********************************************


ANDRÉA CATROPA (Brasil, São Paulo, SP, 1974). É doutoranda em Teoria Literária e coordenou a série de programas de rádio Ondas Literárias. Integra as coletâneas de poesia Antologia da poesia brasileira do início do terceiro milênio (6 dias, 6 noites, 2008); 8 femmes (2007); Vacamarela – 17 poetas brasileiros do século XXI (2007) e publicou Mergulho às avessas (Lumme, 2008).
http://www.germinaliteratura.com.br/andrea_catropa.htm

********************************************

CASÉ LONTRA MARQUES (Brasil, Vitória, ES, 1985) Livros publicados: Saber o sol do esquecimento (Aves de Água, 2010: http://saberosoldoesquecimento.blogspot.com); A densidade do céu sobre a demolição (Confraria do Vento, 2009: http://adensidadedoceusobreademolicao.blogspot.com); Campo de ampliação (Lumme Editor, 2009: http://campo-de-ampliacao.blogspot.com); Mares inacabados (Flor&Cultura, 2008: http://mares-inacabados.blogspot.com/).

********************************************

CLAUDIO WILLER (Brasil, São Paulo, SP, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor. Seus vínculos são com a criação literária mais rebelde e transgressiva, como aquela representada pelo surrealismo e geração beat. Acaba de lançar Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia, ensaio (Civilização Brasileira, 2010); também publicou Geração Beat (L&PM Pocket, coleção Encyclopaedia, 2009); Estranhas Experiências, poesia (Lamparina, 2004); Volta, narrativa (terceira edição em 2004); Lautréamont – Os Cantos de Maldoror, Poesias e Cartas (Iluminuras, nova edição em 2008) e Uivo e outros poemas de Allen Ginsberg (L&PM Pocket, nova edição em 2010). Teve publicados, também, Poemas para leer en voz alta (Andrómeda, Costa Rica, 2007) e ensaios na coletânea Surrealismo (Perspectiva, 2008). É autor de outros livros de poesia – Anotações para um Apocalipse, Dias Circulares e Jardins da Provocação – e da coletânea Escritos de Antonin Artaud, esgotados. Poemas publicados em antologias e periódicos literários, no Brasil e em vários outros países. Presidiu por vários mandatos a UBE, União Brasileira de Escritores. Trabalhou em administração cultural, inclusive como Coordenador da Formação Cultural na Secretaria Municipal de Cultura (1993-2001) Doutor em Letras na USP com Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e a poesia moderna (2008), faz pós-doutorado na USP sobre Religiões Estranhas, Hermetismo e Poesia. Coordena oficinas literárias; ministra cursos e palestras sobre poesia e criação literária. Prepara um livro sobre surrealismo e uma coletânea de ensaios sobre misticismo e poesia.

 

********************************************

ELAINE PAUVOLID (Brasil, Rio de Janeiro,RJ, 1970) poeta e ensaísta. Participou de Vertentes (Fivestar,2009), publicou Leão lírico (Edição da autora, 2008), participou de Rios (Ibis Libris, 2003), publicou Trago (Edição artesanal 2002) e Brindei com mão serenata o sonho que tive durante minha noite-estrela… (Imprimaur/7 Letras,1998). Foi ganhadora do prêmio Biguá, concedido pela Sociedade Argentina de Escritores, filial Córdoba, Villa Maria em 2006.Colabora com a imprensa como resenhista literária des 1999. Fundou e edita Aliás, revista eletrônica de cultura (http://www.aliasrevista.com.br/).

 

http://www.elainepauvolid.net

http://www.jokasta.org/

********************************************


FÁBIO ARISTIMUNHO VARGAS (Brasil, ?, 1977) Livros de poesia publicados: Medianeira (São Paulo: Quinze & Trinta, 2005) e Pré-datados (São Paulo: Lumme, 2010). Livros publicados como tradutor: Canto desalojado, do uruguaio Alfredo Fressia (São Paulo: Lumme, 2010); Poesia galega: das origens à Guerra Civil (São Paulo: Hedra, 2009); Poesia espanhola: das origens à Guerra Civil (São Paulo: Hedra, 2009); Poesia catalã: das origens à Guerra Civil (São Paulo: Hedra, 2009); Poesia basca: das origens à Guerra Civil (São Paulo: Hedra, 2009); La entrañable costumbre, do mexicano Luis Aguilar (Tlaquepaque: Mantis, 2008)
http://medianeiro.blogspot.com

********************************************

FLÁVIA ROCHA (São Paulo, SP, 1974). Poeta, tradutora e jornalista, tem mestrado em Criação Literária (M.F.A.) pela Columbia University. Autora do livro de poemas bilíngue “A Casa Azul ao Meio-dia/ The Blue House Around Noon” (Travessa dos Editores, 2005). É atualmente editora-chefe da revista literária americana Rattapallax, para qual colabora desde 2003. Editou antologias de poesia contemporânea brasileira para Rattapallax (E.U.A.), Poetry Wales (Grã-Bretanha) e Papertiger (Austrália). Seus poemas e traduções foram publicados em diversas revistas no Brasil e no exterior. Como jornalista há 15 anos, colaborou e/ou colabora com as revistas Casa Vogue, Bravo! e Wish Report, entre outras. Na área de cinema, fundou com seu marido, Steven Richter, a escola de cinema Academia Internacional de Cinema, para qual também desenvolveu um curso de Criação Literária. http://www.rattapallax.org/, http://www.aicinema.com.br/

********************************************

GRETA BENITEZ (Brasil, Curitiba, PR, 1971). Publicitária e pós-graduada em Marketing, atualmente mora em São Paulo. Publicou os livros de poesia Rosas Embutidas (Edição da autora, 1999) e Café Expresso Blackbird (Landy, 2006). Participou de revistas literárias como Zunái, Oroboro e Et Cetera. http://gretabenitez.blog.uol.com.br/

********************************************


IVAN HEGEN (Brasil, São Paulo, SP, 1980). Publicou A grande incógnita; Será e Puro Enquanto.
http://www.ivanhegenberg.blogspot.com/

********************************************

JOSÉ GERALDO NERES (Brasil, Garça, SP, 1966) Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado através do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É co-fundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural. Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc. da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Olhos de barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.

********************************************

LUCAS GUEDES (???) é jornalista, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP, onde participa do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação. Roteirizou e dirigiu curtas-metragens ficcionais e documentários. Pesquisador de mídias e redes sociais virtuais, escreveu o livro http://www.odio/ − a internet na mira do mal, publicado via internet em 2006. Atualmente, é assessor de comunicação, redator e produz um documentário sobre Literatura e atua como jornalista freelancer em matérias sobre Cultura e Comportamento. É editor do Blog das 30 Pessoas (http://blogdas30pessoas.com/) e do .condussão (http://condussao.blogspot.com/), além de colaborar com diversos outros blogs.

********************************************

MARCELO ARIEL (Brasil, Santos-SP, 1968) Poeta, escritor. Livros publicados Me enterrem com a minha ar 15 (Coletivo Dulcinéia Catadora, 2007); Tratado dos anjos afogados (LetraSelvagem,2008); O céu no fundo do mar (Coletivo Dulcinéia Catadora, 2009); Conversas com Emily Dickinson (Selo Orpheu/Multifoco, 2010). http://teatrofantasma.blogspot.com/, http://www.letraselvagem.com.br/


********************************************

MÁRCIA TIBURI (Brasil, Vacaria, RS, 1970) é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (Edunisc). Publicou os ensaios Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004), Metamorfoses do Conceito (ed. UFRGS, 2005). Publicou os romances Magnólia (2005) e a Mulher de Costas (2006), da série Trilogia Íntima (Ed. Bertrand Brasil). Em 2008, publicou Filosofia em Comum – para ler junto (Record). É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa, do canal GNT. http://www.marciatiburi.com.br/

********************************************
PALOMA KLISS (???) é escritora e autora do ensaio-reportagem Drogas: qual é o barato? Publicado pela editora Publisher Brasil e do livro do avesso ao Direito, com patrocínio do Instituto Ayrton Senna e da Audi. É uma das fundadoras do projeto “O Autor na Praça”, que acontece há 11 anos na Praça Benedito Calixto, em São Paulo, e membro do movimento Trokaoslixo. Desde 2008, vem desenvolvendo um projeto de livro coletivo em caráter de work in progress e aberto a intervenções do público aleatório, chamado Literatura Nômade. Paloma é colaboradora da Revista Viração, do sitio do 3 Setor, do Pontão de Cultura de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, do sitio Boteco do Tulípio e da Revista Eletrônica Labirinto Literário, dentre outros veículos. Paloma trabalha com uma metodologia chamada sociodrama como ferramenta para facilitar o diálogo entre grupos com foco em questões relacionadas a educação, cultura e direitos humanos e com diversos parceiros na elaboração e desenvolvimento de projetos culturais. Atualmente, trabalha na finalização de três publicações cujos títulos ainda não estão definidos e que deverão ser lançadas no primeiro semestre de 2011 e em outras produções que mesclam escrita e performances em lugares públicos com outras linguagens artísticas.  http://www.departamentodomeiocirculante.wordpress.com/, http://www.literaturanomade.wordpress.com

http://twitter.com/palomakliss

********************************************

PÂMELA NIERO (???) é designer, professora de língua portuguesa, licenciada em letras, especialista em língua portuguesa e literatura e editora da revista Língua & Educação. Autora do artigo “Literatura e Novas Mídias: existe lugar para a ficção literária?” http://www.linguaeducacao.net/

********************************************

RICARDO MAINIERI (Brasil, Porto Alegre, RS, 1960). Poeta contumaz e prosador ocasional. Publicitário por escolha, funcionário público por sobrevivência. Publicou A Travessia dos Espelhos, em 1990 (Porto Alegre: editora IEL/IGEL- Coleção 90) e participou de diversas antologias. Ganhou alguns prêmios e colaborou com sites e revistas virtuais.

********************************************

ROBERTA FERRAZ (Brasil, São Paulo, SP, 1980). Publicou Desfiladeiro (contos, Ed. Nativa, 2003); lacrimatórios, enócoas (poesia, Oficina Raquel, 2009). http://www.eleusiana.blogspot.com/

********************************************

SUSANNA BUSATO (Brasil, São José do Rio Preto, SP, 1961) Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, de São José do Rio Preto, SP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Leciona Poesia Brasileira, no Curso de Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras da UNESP, campus de São José do Rio Preto, desde 1999. Premiada no Mapa Cultural Paulista, categoria Poesia, em junho de 2010, tem poemas publicados na Revista Cult, Revista Brasileiros e nas revistas eletrônicas Zunái e Aliás. Alguns de seus textos críticos de poesia estão publicados na Revista Zunái e Germina, no Portal Cronópios e na revista eletrônica Espéculo. Revista de estudios literários da Universidad Complutense de Madrid. Organizou juntamente com Sérgio Vicente Motta o e-book Fragmentos do Contemporâneo: leituras, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, pelo selo Editora da UNESP. Mantém um blog onde o exercício criativo e crítico desenha coordenadas. http://www.meupapelderiscos.blogspot.com/

********************************************

 RODRIGO CAPELLA (Brasil, São Paulo, SP, 1981) é blogueiro, escritor, palestrante, poeta e jornalista, pós-graduado em comunicação jornalística. Edita oito blogs e também o podcast “Virando a Página”, com dicas de livros. Autor de mais de 20 livros, publicou o primeiro, intitulado “Enigmas e Passaportes”, com apenas 16 anos, e não parou mais. Ao longo da carreira, lançou o polêmico “Como mimar seu cão” e o bem-sucedido “Transroca, o navio proibido”, que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor gaúcho Ricardo Zimmer. Em 2007, publicou dois livros: “Poesia não vende”, que traz depoimentos de Ivan Lins, Moacyr Scliar, Carlos Reichenbach, Sergio Ferro, Bárbara Paz e Frank Aguiar, e “Rir ou chorar”, que desvenda os bastidores do cinema brasileiro e traz a biografia do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Capella é também co-roteirista do curta-metragem “Primeira Vez”, que ganhou dois prêmios importantes: melhor curta na categoria voto popular da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2006 e menção especial do juri no Festival de Gramado 2007. Criador da comunidade do Orkut “Dicas para publicar um livro”. Twitter: @rodrigo_capella / MeAdiciona.com: http://meadiciona.com/rodrigo_capella

********************************************

RONALD AUGUSTO (Brasil, Rio Grande, RS, 1961). Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. É editor (http://www.editoraeblis.com), autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992) e Confissões Aplicadas (2004), No assoalho duro (2007). Traduções de seus poemas apareceram em Callaloo African Brazilian Literature: a special issue, vol. 18, n0 4, Baltimore: The Johns Hopkins University Press (1995), Dichtungsring – Zeitschrift für Literatur, Bonn (de 1992 a 2002, colaborações em diversos números, poesia verbal e não-verbal) http://www.dichtungsring-ev.de. Artigos e/ou ensaios sobre poesia publicados em revistas do Brasil e sites de literatura: Babel (SC/SP), Porto & Vírgula (RS), Morcego Cego (SC), Suplemento Cultural do Jornal A Tarde (BA), Caderno de Cultura do Diário Catarinense (SC), Suplemento Cultura do jornal Zero Hora (RS); Revista ATO (MG); http://www.germinaliteratura.com.br; http://www.slope.org; editor associado de http://www.sibila.com.br, entre outros. Ministra oficinas de poesia. http://www.poesia-pau.blogspot.com/

********************************************
TCHELLO D’BARROS (Brasil, Brunópolis, SC, 1967) é escritor, artista visual e viajante. Residiu em 12 cidades, percorreu 20 países em constantes pesquisas na área cultural e desde 2010 está radicado em Belém/PA, onde produz obras em desenho, pintura, infogravura, fotografia, instalação e poesia visual. Publica textos regularmente em jornais, revistas, sites e eventualmente ministra palestras, oficinas literárias e cursos de desenho. Na Literatura, publicou 5 livros de poesia e vários cordéis. Também publicou contos, crônicas e artigos em mais de 30 coletâneas e antologias. Foi sócio-fundador e presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, tendo criado e realizado diversos projetos literários. Foi ainda idealizador e um dos coordenadores do Fórum Brasileiro de Literatura.Nas Artes Visuais, participou de mais de 60 exposições, entre individuais e coletivas. É curador independente, tendo realizado várias mostras individuais e coletivas. Como designer, desenvolveu criações gráficas para agências de publicidade, desenhos para a indústria têxtil e ilustrações para o meio editorial.
http://www.youtube.com/user/tchellod7barroHTTP://tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com

********************************************

WLADIMIR CAZÉ (Brasil, Salvador, BA/Vitória, ES, 1976). Livros publicados: Macromundo (poesia, Confraria do Vento, 2010); Microafetos (poesia, Edições K, 2005); A filha do Imperador que foi morta em Petrolina (cordel, Edições K, 2004), ABC do Carnaval (cordel, Edições K, 2009) com http://www.wladimircaze.blogspot.com/
********************************************

XICO SÁ (Brasil, Crato, CE, 1962). Jornalista e escritor, nasceu no Crato, região do Cariri, Ceará, e iniciou sua trajetória profissional no Recife. É colunista da Folha de S.Paulo, faz parte da equipe dos programas “Cartão Verde”, na TV Cultura/SP, e Notícias MTV. Publicou, entre outros, os seguintes livros: “Chabadabadá –aventuras do macho perdido e da fêmea que se acha”(editora Record), “Modos de macho & Modinhas de fêmea” (ed. Record, 3ª edição), “Divina Comédia da Fama” (ed. Objetiva), “Nova Geografia da Fome” (livro-reportagem, ed. Tempo d´Imagem), “Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografias (Editora do Bispo) e “Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo (Ed Fina Flor).

Participou das seguintes antologias: “Essa história está diferente” (contos sobre canções de Chico Buarque, ed.Companhia das Letras), “As melhores crônicas do século” (ed. Objetiva)., “Boa Companhia – Crônicas (Companhia das Letras), “Cem Menores Contos do Século” (Ateliê Editorial), “Dentro de um livro” (contos, editora Casa da Palavra) ,“Blônicas, crônicas de blog” (ed. jabuticaba) . 

Tem parcerias musicais com o grupos Mundo Livre S/A e fez parte da equipe de roteiristas do longa-metragem “Deserto Feliz” (2007), filme vencedor dos festivais de Gramado (2007) e de Guadalajara (México, 2008), dirigido por Paulo Caldas.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: